Programa

No atual contexto em que vivemos, é importante o reforço da capacidade de investigação, inovação e transferência de conhecimento e tecnologia de todos os intervenientes na fileira alimentar, de forma a promover um crescimento sustentável e resiliente, e uma resposta ágil e adequada aos vários desafios. Tal como a necessidade de um sistema alimentar mais sustentável, as alterações climáticas e a complexidade das cadeias de distribuição e a evolução tecnológica. Esta conferência conta com a presença de oradores de referência, nas suas áreas de atividade, que vão partilhar com todos os participantes os seus conhecimentos e experiências. Não perca esta excelente oportunidade, participe!

26/05
14h30*

Sessão de Abertura - José Leitão, CEO APCER

14h40
Soluções de Certificação no Setor Agro-Alimentar - Aline Torrão/Ricardo Arruda, APCER Agrifood
15h00

Tendências de inovação na indústria alimentar - Deolinda Silva, Diretora Executiva PortugalFoods

15h25

A Sustentabilidade da Uva ao Copo - Cristina Crava e Marta Mendonça, The Porto Protocol

15h50

Produtos de Origem Biológica, Vegetariana e Isentos de Glúten e Lactose - Rui Assis, CEO Equanto, S.A.

16h15

Agricultura Vertical - Qualidade e Segurança Alimentar - Estêvão Anacleto, CEO GroHo

16h40

Perguntas & Respostas - Moderação: Gabriela Pinheiro, APCER Agrifood Unit Leader

17h00

Encerramento

Oradores

Fique a conhecer os especialistas que estarão presentes como oradores nesta conferência.

Deolinda Silva

Diretora Executiva da PortugalFoods - entidade gestora do Cluster Agroalimentar Português - desde 2017, é licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Marta Mendonça

Manager da The Porto Protocol – organização dedicada a mitigar as alterações climáticas – é formada em Marketing e Responsabilidade Social Corporativa, tendo trabalhado com diversas marcas e indústrias e em diferentes países.

Cristina Crava

Project Manager na The Porto Protocol – organização dedicada a mitigar as alterações climáticas – é formada em Engenharia Ambiental com pós graduação em Gestão. Com grande parte da carreira desenvolvida no meio académico, sempre trabalhou na área Ambiental.

Rui Assis

Diretor Geral da Equanto - empresa especializada na produção e distribuição alimentar, com foco em produtos provenientes de alimentação biológica, vegetariana, isentos de glúten e lactose – traz consigo um experiência de mais de 20 anos na AUCHAN Portugal e outros 4 no Grupo Intermarché.

Estevão Anacleto

Fundador da GroHo - empresa especializada em Hidroponia, projetos, fornecimento e montagem de soluções de cultivo sem solo – é formado em Engenharia do Ambiente e participa regularmente em workshops, com o objetivo de divulgar a técnica e exibir sistemas hidropónicos verticais e horizontais.

Gabriela Pinheiro

Unit Leader da APCER Agrifood, auditora IFS Food, IFS Logistics, IFS Broker, BRCGS Food, FSSC 22000, ISO 22000. Formada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia-UCP, foi também consultora e formadora de sistemas de gestão de segurança alimentar.

Aline Torrão

Business Developer e auditora FSSC2200, ISO 9001, ISO 22000, HACCP e RSPO na APCER. Formada em Nutrição e Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade. Experiência de mais de 10 anos com Garantia da Qualidade na Indústria Alimentar e Fast Food (Brasil).

Ricardo Arruda

Desempenha atualmente a função de Business Developer na Agrifood, tendo anteriormente exercido outras funções nesta unidade da APCER, desde 2009. É licenciado em Engenharia Agroindustrial pelo Instituto Superior de Agronomia.

Informações para inscrição

  • *O evento inicia às 14h30 (horário de Lisboa)/ 10h30 (horário de Brasília). A participação na conferência é gratuita mas sujeita a inscrição. Para qualquer questão, por favor contacte:
  • eventos@apcer.pt

* Durante o evento, serão captadas imagens que poderão ser utilizadas nos meios de comunicação da APCER. As fotografias/filmagens têm como objetivo captar alguns momentos do evento e não incidem em nenhum participante em particular. Ao inscrever-se neste evento, permite que a sua imagem possa surgir nos meios de comunicação da APCER.

Se tiver alguma questão sobre este tema, por favor contacte-nos através de eventos@apcer.pt

Veja como foi a edição de 2020

 

Na última edição, foram abordados temas como auditorias remotas no setor alimentar, entrevistas em cenário de auditoria e principais resultados, os principais produtos de certificação na cadeia de responsabilidade, como UTZ, MSC, RSPO, entre outros, a gestão da segurança alimentar em tempos de crise e as tendências e desafios do setor do retalho. Recorde alguns dos momentos!